Escolha uma Página

O que é uma hospedagem de site?

Quando um empreendedor vai adquirir um site surge uma dúvida clássica: Qual a diferença entre um domínio e uma hospedagem?

O domínio nada mais é do que a localização do seu site na internet. Quando você deseja visitar o site da Sinapse Web é necessário que digite um endereço específico (www.sinapseweb.com.br) para entrar no site. Esse endereço é o que chamamos de domínio, mas algumas pessoas podem chamar de url ou link.

Um segundo conceito para domínio é dizer que é o nome do seu site. Essa forma de descrever também está correta, mas o certo mesmo sempre será localização, pois o nome que digitamos no navegador serve para substituir/ simplificar os números de localização do site, que são conhecidos como IP (internet protocol – protocolo da internet).

Já hospedagem é um serviço de armazenamento e disponibilização de site. De forma resumida, uma hospedagem nada mais é que um servidor/ computador conectado na internet mantendo seu site no ar, sendo que encontrar a localização desse servidor é de responsabilidade do domínio que você contratou.

Conclusão: Ao digitar uma URL no seu navegador, na verdade, você está mostrando para o navegador qual servidor tem o site que deseja visitar.

Existem diversos tipos de hospedagens, mas as mais conhecidas são: compartilhadas, Virtual Private Server (VPS), dedicadas e cloud.

 

Hospedagem Compartilhada

A hospedagem compartilhada é mais indicada para quem está começando um negócio, construindo um blog, ou sites institucionais devido ao seu custo-benefício. Nesse tipo de hospedagem o seu site é hospedado juntamente com outros sites em um único servidor.  É o compartilhamento dessa infraestrutura que torna o custo de hospedagem baixo, porém os usuários dessa hospedagem terão limitação de tráfego e poderão sofrer com lentidão caso haja um aumento de tráfego por parte de todos os usuários do servidor.

Na hospedagem compartilhada o seu site pode ficar fora do ar caso ocorra um fluxo elevado e consistente de tráfego no seu site. Essa ação visa promover um certo controle de uso do servidor para que não haja abuso por parte dos usuários e para manter no ar os demais sites. Caso seu site esteja ficando fora do ar com frequência é sinal que deve avaliar melhor o tipo de hospedagem para o seu site.

 

Hospedagem VPS (Servidor Virtual Privado)

A hospedagem VPS está entre uma hospedagem compartilhada e dedicada. Esse tipo de hospedagem oferece uma performance melhor em situações de tráfego elevado, mas com um custo mais atraente ao comparar com uma hospedagem dedicada. Na VPS o servidor gerencia várias máquinas virtuais, sendo que cada máquina virtual possui configurações conforme a contratação dos clientes para os seus sites, ou seja, você contrata características virtuais conforme as suas necessidades.

A VPS é uma hospedagem compartilhada mais sofisticada, sendo que os recursos contratados são garantidos e abusos de outros usuários não interferem no seu site. Nesse tipo de hospedagem, o servidor gerencia suas máquinas virtuais de forma que uma não roube recursos da outra assegurando que cada cliente mantenha o seu site no ar com características contratadas.

 

Hospedagem Dedicada

A hospedagem com servidor dedicado é o oposto da hospedagem compartilhada. Nesse tipo de hospedagem o cliente tem um servidor exclusivo para o seu site que permite extrair o máximo da performance contratada, porém com um custo é elevado.

À primeira vista a hospedagem dedicada parece ser o sonho de consumo das hospedagens, porém todo o gerenciamento do servidor fica a cargo do cliente. Caso você ou sua equipe não tenham conhecimentos técnicos para gerenciar uma hospedagem dedicada é melhor investir nas alternativas de hospedagem apresentadas anteriormente ou em uma hospedagem cloud.

 

Hospedagem Cloud

A hospedagem cloud (nuvem) é uma evolução da hospedagem VPS, sendo que nesse tipo de hospedagem temos vários servidores interligados sustentando um sistema único para o seu site.

O fato de ter vários servidores interligados na hospedagem cloud faz com que o cliente tenha um site com probabilidade mínima de cair, pois, caso aconteça algo no servidor, que sustenta o seu site, outro servidor assume o trabalho garantindo o site no ar.

Inicialmente as hospedagens em cloud necessitavam de conhecimentos técnicos semelhantes as hospedagens dedicadas, mas isso vem mudando no mercado. Algumas empresas oferecem esse tipo de hospedagem com gerenciamentos semelhantes as VPS e compartilhadas para serem mais amigáveis aos clientes.

Atualmente, o melhor custo-benefício são as hospedagens cloud sendo que muito usuários de VPS estão mudando para esse tipo hospedagem. Algumas empresas oferecem hospedagem cloud com um custo menor que as hospedagens por VPS.

 

Resumo

O serviço de hospedagem de site nada mais é do que computadores mantendo sites na internet. Os principais tipos de hospedagem são: Compartilhada, Servidor Privado Virtual (VPS), Dedicada e Cloud. Para quem está começando no meio digital o ideal é a hospedagem compartilhada e conforme o site necessite de mais recursos migrar para uma hospedagem Cloud.

 

Está pensando em construir ou atualizar o seu site? Clique aqui para solicitar um orçamento. Teremos o maior prazer em atendê-lo!

Próximo